Blog

O papel da nutrição na saúde da pele

15 março
O papel da nutrição na saúde da pele

É verdade quando dizem que você é o que você come. Isso porque não faltam tratamentos e produtos para manter a pele impecável, mas não há nada que substitua os cuidados com a nutrição, que trata a pele de dentro para fora, deixando a mais bonita e saudável.

 

Mary Cohr conversou com a nutricionista Fernanda Saccoletto para esclarecer algumas dúvidas. Confira!

 

É possível manter a beleza da pele adotando apenas cuidados diários como limpeza, esfoliação e hidratação ou precisa haver um conjunto “cuidados e alimentação”?

Com certeza deve haver um conjunto. Umas das principais razões para o envelhecimento da pele é o desequilíbrio do mecanismo de defesa do organismo. E alguns fatores como idade, exposição solar, falta de líquido e má alimentação podem, sim, causar o envelhecimento precoce.

 

Quais alimentos não podem faltar na dieta?  E por quê?

Alimentos antioxidantes, pois são substâncias que diminuem as reações induzidas por radicais livres. Como a pele tem a função de proteger o organismo e fica muito exposta, é indispensável o consumo deste tipo de alimento. Além disso, deficiências de vitaminas, selênio e zinco também podem acelerar o processo de envelhecimento. Portanto, não podem faltar: alimentos frescos, frutas, verduras, legumes e oleaginosas, como nozes e castanhas.

 

Quais alimentos intoxicam o organismo, deixando a pele sem vida, e que devem ser evitados?

Uma alimentação rica em produtos industrializados (com muito sal, açúcar e gorduras) e álcool em excesso devem ser evitados.

 

O desempenho do metabolismo pode interferir na saúde da pele?

Sim. O desempenho do metabolismo pode alterar o aspecto da pele – mais seca ou mais oleosa – devido também a alterações hormonais. Mulheres são mais propensas a essas alterações. Outro fator que contribui é a idade. Lembre-se: se ocorrerem alterações bruscas é sempre importante procurar um médico.